domingo, 3 de novembro de 2013

Comunicação de abelhas

As Apis, abelhas que ferroam, conseguem comunicar onde existem fontes de alimento e outros materiais importantes para a colônia, como fontes de pólen e néctar, fontes de água e até possíveis locais para elas migrarem ou formarem outras colônias.
As nossas abelhas sem ferrão, também se comunicam, mas de outras formas, bem variadas.
Algumas espécies colocam em locais aparentes na vegetação, uma espécie de trilha, usando substâncias chamadas feromônios. Quando uma abelha encontra uma fonte interessante de alimento, deixa essas marcas pelo caminho, para que outras abelhas consigam voltar lá. Algumas dessas abelhas conseguem "polarizar" essas trilhas, para que as abelhas que as seguem consigam saber se estão se afastando ou se aproximando da fonte de comida.
Um pesquisador,  estudando a espécie Trigona amalthea percebeu que a distância entre uma marcação e outra variava. Como era um experimento, estava usando uma solução de água com açúcar em um recipiente. Só a mesa onde estava o recipiente recebeu várias marcas, mas conforme a abelha se distanciava, as marcações ficavam mais espaçadas. Para a espécie mandaguari amarela (Scaptotrigona postica), a distância entre as marcações foi medida, para confirmar se realmente havia diferenças e próximo a fonte de alimento, as marcações eram mais próximas umas das outras.
Já outras espécies, como mandaçaia (Melipona quadrifasciata) usam o que foi chamado de comunicação "visual". Abelhas foram observadas "guiando" companheiras de ninho em um vôo em zigue-zague, por distâncias de 30 a 50 m, em direção a alimentadores artificiais. 
Tem espécies que comunicam a fonte de alimento por som, como a Iraí (Nannotrigona testaceicornis). Nessa espécie, observaram que uma abelha que tenha acabado de voltar de uma viagem em busca de alimento, começa a fazer um barulho. Em seguida, as abelhas próximas começam a fazer barulho também e assim por diante. Logo, logo, o ninho todo começa a fazer barulho e todas as abelhas que estejam sem fazer nada, saem em todas as direções procurando por alimento. Já a mandaçaia (novamente) foi observada fazendo barulho na própria fonte de comida. 
Esses são só alguns exemplos de formas de comunicação entre as abelhas. Tem ainda outras.


Uma foto da abelha Iraí (Nannotrigona testaceicornis). Em São José dos Campo, São Paulo.

Bibliografia.

- Kerr, W.E., Ferreira, A. & Mattos, N.S. 1963. Communication among stingless bees - Additional data. Journal of the New York Entomological Society 71(2): 80- 90.
- Nieh, J.C. 2004. Recruitment communication in stingless bees. Apidologie 35: 159- 182.

Nenhum comentário:

Postar um comentário